Processo de Pasteurização do leite
O que é Pasteurização?
A pasteurização é empregada para garantir ao consumidor um leite seguro, isento de microrganismos que podem causar doenças ao homem. Consiste no tratamento térmico do leite a uma certa temperatura (em geral 71 a 75ºC), inferior ao ponto de ebulição, durante um determinado tempo e resfriá-lo imediatamente.
A pasteurização é suficiente não só para destruir os microrganismos patogênicos do leite, mas também a quase totalidade da flora bacteriana, com pequena modificação na estrutura físico-química do leite e nas suas propriedades organolépticas normais. Há dois processos de pasteurização mais comumente usados: pasteurização lenta e pasteurização rápida.
Abaixo segue um dos sistemas de pasteurização existentes, este modelo é chamado de pasteurização a placas, onde basicamente emprega-se a utilização de equipamentos tais como bomba centrífuga, trocador de calor a placas, válvulas de manuseio, válvula de controle de vapor, centrífuga padronizadora e periféricos de automação.
Esquema de pasteurização a placas:
2 respostas
Sugiro tecnificar um pouco. Explicar o que é pausteurização do leite em termos de redução da carga microbiana. O pessoal confunde com esterilização. Seria adequado citar alguns textos da legislação. por exemplo, mostrar que o aquecimento é que inativa os micro-organismos, sendo o resfriamento rápido para conservar as propriedades sensoriais e nutricionais. Existe um conceito popular ( se for fundo, até no meio técnico) que o resfriamento rápido ‘mata’ os micro-organismos. José Carlos Gomes, PhD. jcgomesufv2009@hotmail.com. whats app 31982725221.
Olá José, muito obrigado pela dica!
Em próximos conteúdos abordaremos mais detalhes.